Estudantes de jornalismo realizam oficina para o Canto, escritório modelo de arquitetura da Universidade Federal do Ceará

O terceiro setor consiste em ONGs, instituições, entidades beneficentes, dentre outros, que visam o trabalho voluntário sem fins lucrativos. Foi com a orientação da professora Márcia Vidal que os estudantes do sexto semestre de jornalismo tiveram a oportunidade de trabalhar comunicação diretamente ligada ao terceiro setor. 

A instituição escolhida para a realização do trabalho de campo foi o Canto, escritório modelo de arquitetura composto por alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.

O Canto desenvolve trabalhos diretamente nas comunidades de Fortaleza, atendendo as demandas coletivas no que diz respeito ao vasto campo arquitetônico. Porém, a dificuldade de comunicação era um problema iminente do projeto.

Demandas 

Na reunião de diagnóstico, que aconteceu na sexta, dia 27 de maio às 13 horas no Canto, os estudantes de jornalismo imergiram na realidade do escritório modelo. Foram apresentados aos trabalhos desenvolvidos por eles e a rotina.

Posteriormente, conhecendo a proposta e o trabalho do Canto, foi feito um levantamento das maiores carências e dificuldades que eles enfrentavam. Depois de uma conversa com duração de cerca de uma hora, percebeu-se que a raiz dos problemas era realmente no campo comunicacional.

Os estudantes de jornalismo tentaram consolidar as demandas principais e unir os temas mais próximos, resultando na realização de três disciplinas. Objetivo dessas foi tentar contemplada e solucionar as principais problemáticas enfrentadas na comunicação do Canto. São elas: fotografia; produção textual e plataformas e mídias digitais.

O cronograma ficou estabelecido dessa forma:

Fotografia: dia 2 de maio (quinta-feira), 18 horas, no estúdio de fotografia do Centro de Humanidades II da UFC

Produção Textual: dia 4 de maio (sábado), 9 horas, no escritório do Canto no campus da arquitetura da UFC

Plataformas e Mídias Digitais: dia 4 de maio (sábado), 13 horas, no escritório do Canto no campus da arquitetura da UFC

1ª OficinaFotografia 

No primeiro dia de oficina, foi contemplada a fotografia. Nesta oficina, os princípios básicos e introdutórios da fotografia foram explanados, além da presença do fotógrafo profissional, Mario Sabino, da empresa de audiovisual ShotUp, que introduziu a vivência que possui com fotografia.

Mario contemplou com maestria os aspectos éticos e socioculturais da fotografia, não só os técnicos. O que foi de grande relevância para os participantes visto que o Canto realiza um trabalho de envolvimento social.

Explicou técnicas de como conseguir a melhor foto; como convencer alguém a ser fotografado; como se dá a relação entre foto e cidade; até que ponto ir para a fotografia não se tornar invasiva; qual o direcionamento de mídia mais interessante; dentre outros.

Foram relatos de vivência na rua, na comunidade, no Centro etc que deram a dimensão real e exemplificada do que a fotografia pode ganhar quando, acima de tudo, se tem um olhar humano sobre ela.

2ª OficinaProdução Textual


No sábado pela manhã,
as alunas Jacilene e Aline realizaram uma oficina de redação para os membros do Escritório Modelo de Arquitetura e urbanismo da UFC (Canto).

A oficina se iniciou com Aline falando sobre o que é o lide, os tipos de lide, pirâmide invertida, pirâmide deitada e critérios de informações que devem ser levadas em conta na montagem de um cartaz ou até mesmo em uma publicação nas redes sociais.

Lena falou sobre a importância do release, como fazer um para divulgar as atividades realizadas no Canto, os critérios de visibilidade de uma informação e a importância do título para atrair a atenção do leitor.

Depois da parte teórica, Jacilene realizou uma análise dos cartazes produzidos pelos integrantes do Canto, para que fosse diagnosticado o que poderia ser melhorado para deixá-los mais atrativos e informativos. Foi sugerido que seja adotado um padrão no modelo dos cartazes, para que os mesmos passem a ter uma identidade visual que represente o Canto.

Outra sugestão foi que sejam levados em consideração os elementos do lide, para não gerar dúvida quando alguém visualizar o cartaz. Também foi mostrado que a escolha do local onde o cartaz será fixado também é importante, pois é recomendável levar em consideração a quantidade de pessoas que passam pelo local.

Aline analisou o Tumblr (rede social) do Escritório de Arquitetura e também fez sugestões sobre o tipo de conteúdo que pode ser postado nessa rede social e o que fazer para atrair seguidores e gerar visibilidade. O Facebook do Canto também passou por uma análise para diagnosticar o que estava funcionando e o que poderia ser mudado para que a ferramenta ficasse mais atrativa para o seguidor da página.

Por fim, foi percebido que uma das soluções para otimizar as redes sociais do Canto é criar um planejamento de conteúdo e realizar postagens diárias, para que o internauta fique sempre atualizado sobre a programação do Escritório de Arquitetura.

 

3ª OficinaPlataformas e Mídias Digitais

Visto a necessidade iminente dos integrantes do Canto no que diz respeito a criação e manutenção de sites, blogs e redes sociais e o desafio de organização interna foi ministrada uma oficina que englobasse todas as dificuldades.

Nessa oficina, plataformas para a criação de sites e blogs como o Wix e o WordPress foram apresentadas e esmiuçadas passo a passo para que os integrantes do escritório se sentissem aptos a criar e alimentar um possível blog ou site.

Foi mostrado na prática e em tempo real a criação, do zero, de um possível site no qual eles poderiam depositar o portfólio deles. Também foram apresentadas ferramentas para facilitar a organização interna do grupo e para mesurar as possíveis atuações do escritório no meio digital.

Além disso, foi abordada, em detalhes, as redes sociais: Facebook e Instagram. O intuito era fazer com que o Canto entendesse de forma técnica como é o funcionamento dessas duas redes sociais para que, posteriormente, pudessem saber a melhor forma de promover o escritório por meio delas.

No que diz respeito ao Facebook, foi feita uma contextualização histórica e de dados para que os participantes da oficina pudessem compreender a dimensão que tem essa rede social. Foi explanado sobre o funcionamento técnicocomo funciona o algoritmo, por exemplo -, sobre como fazer postagens, a melhor forma de preencher informações de perfil, como analisar fan page, como compreender seu público, como atrair pessoas, como gerar conversão, etc.

Quanto ao Instagram, foram levantados aspectos essenciais para um perfil de sucesso. Falou-se sobre a qualidade das imagens, sobre as legendas das fotos, sobre o uso estratégico das hashtags, sobre interação, etc.

Ao final da oficina, foi aberto um espaço para comentários e dúvidas, o que foi produtivo para a troca de ideias e de experiências.

Balanço Geral

Os integrantes do projeto de extensão, Canto, desde o primeiro contato, onde foi proposto o acontecimento de oficinas, demonstrou real interesse pelo aprendizado em comunicação. Eles externaram, durante a reunião de diagnóstico, suas principais demandas e falhas em comunicação, avaliaram essas questões como relevantes.

A participação por parte dos integrantes do escritório modelo de arquitetura Canto foi exemplar. Todos os envolvidos tinham vontade em aprender e respeito por quem estava ministrando a oficina.

Ao final das três oficinas, a equipe foi agradecida. Os estudantes participantes do Canto afirmaram que o conteúdo das oficinas foi rico e os fizeram compreender mais sobre comunicação. Assim, ficou combinado acordado o maior comprometimento dos alunos de Arquitetura e Urbanismo a cumprirem as demandas de comunicação, já que representa um problema urgente a ser solucionado.

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