Estudantes de jornalismo da UFC realizam oficinas para estudantes da Web Rádio Ajir

O Jornalismo no Terceiro Setor é um ramo da Comunicação que tem como foco o trabalho voltado para ONGs, fundações, entidades beneficentes sem fins lucrativos. Com a oportunidade de estudar o assunto através da disciplina de mesmo nome, ministrada pela Professora Márcia Vidal, na Universidade Federal do Ceará, alunos do 6º semestre realizaram oficinas em busca de colaborar com organizações que apresentassem algum tipo de deficiência comunicacional.

A Web Rádio AJIR (Associação dos Jovens de Irajá), que funciona na Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Campus Itaperi e tem o apoio da Instituição através de cadastro no CEP-UECE como projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão, foi a escolhida para realização do trabalho. Ela é formada por estudantes universitários, todos da UECE, e coordenada pelo Professor Augusto Martins Torres. “A Rádio AJIR, a sua RÁDIO JOVEM NA INTERNET. É um canal online da Associação dos Jovens de Irajá – AJIR(www.juventude.ajir.com.br), vinculado ao Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde – LAPRACS/CCS da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Pró-Reitoria de Extensão – PROEX (www.uece.br), no intuito de veicular programas e projetos na área de comunicação, educação, saúde, cultura, esporte, lazer, arte, literatura, entre outros.”

O projeto foi indicado pela Professora Catarina Farias, que falou sobre o trabalho realizado na AJIR em uma das aulas da disciplina. A Web Rádio realiza um programa ao vivo semanalmente, às quartas-feiras, que é veiculado para todos os CUCAs e algumas escolas públicas. Além deste espaço, o trabalho realizado na rádio se estende pelo conteúdo do site (www.ajir.com.br) e redes sociais como Facebook e Twitter.

Demandas

Antes do início do ciclo de oficinas, a equipe analisou a apresentação da WebRádio no ambiente digital, conhecendo o site, ouvindo programas e analisando o funcionamento das redes sociais. Após a análise, foi necessário realizar um contato prévio, em que fosse realizado uma sondagem com os integrantes da Web Rádio Ajir, a fim de conhecer e entender as demandas comunicacionais do grupo. Desse modo, pudemos entender melhor como funciona o projeto e que atividades os alunos desempenham.

12605385_1179634728732890_3232504874411251819_o

O encontro, mediado pelo professor e coordenador da Web Rádio, Augusto Martins, aconteceu na UECE, Campus Itaperi, local onde os alunos se reúnem semanalmente para o planejamento das atividades do projeto. Durante a conversa, descobrimos quatro demandas comunicacionais do grupo: locução, edição de áudio, entrevista e gerenciamento de redes sociais. Ficou decidido, então, que os auxiliaríamos nesses aspectos, durante dois encontros posteriores, marcados para os dias 22 e 29 de janeiro, das 15h às 18h, também na UECE.

1º dia de oficina

DSC_0280

(Foto: Lucianny Mota)

A primeira oficina com os integrantes da Web Rádio Ajir foi realizada na sexta-feira, 22 de janeiro de 2016, com início às 15 horas. O foco do primeiro encontro teórico-prático ficou reservado para a troca de experiências em locução e edição de áudio.

Erick Bruno, Lucas Ribeiro, Lucianny Mota e Rodrigo Sávio foram os responsáveis por ministrar a oficina no dia 22. Com início às 15h, o bate-papo com a equipe da Web Rádio Ajir começou bem introdutório. Precisávamos sentir como era o envolvimento deles com a rádio e como eles enxergavam o projeto nos mais diversos âmbitos.

Após a conversa inicial e especificar ainda mais a demanda dos alunos, nós começamos — entre conversas, exercícios e anotações na lousa da sala — a dar dicas de locução. Foram trabalhados, em conjunto, vários fatores que convergem para uma boa locução e condução de um programa radiofônico, como texto formatado para o rádio — desde a eliminação de gerúndios, construção objetiva e pausas especiais.

Também foram repassadas dicas para uma melhor empostação vocal. Questões como postura corporal, hábitos alimentares, exercícios vocais e corporais, além de análise construtiva de ritmo, volume e todos os fatores inerentes a voz durante a locução de um programa (em especial aos que são construídos na Web Rádio Ajir, veiculados ao vivo), foram trabalhadas ao longo da oficina. Orientações relacionadas a sonoplastia do programa também foram repassadas para os estudantes.

A experiência com rádio dos alunos que ministraram, em especial com o trabalho desenvolvido na Rádio Universitária, foi essencial para a boa condução da reunião. A conversa fluiu bem e a troca de experiências ficou bastante evidente. O acúmulo de conhecimento aconteceu em ambos os grupos de trabalho. Tudo foi registrado em foto e vídeo pelos cliques de Lucianny e do empolgado professor Augusto Torres.

O assunto Locução empolgou a conversa e consumiu o tempo de boa parte do nosso bate-papo. Os alunos responsáveis pela edição de áudio dos programas afirmaram que não tinham grandes problemas com a tarefa, mas as poucas dúvidas existentes foram respondidas no final da oficina.

DSC_0304 DSC_0324

Ao final do encontro, quando os ponteiros do relógio se aproximavam das 18h, nós fizemos uma avaliação positiva da oficina. Ficou visível a empolgação dos alunos, assim como do professor, para o segundo dia de reunião.

2º dia de oficina

Para o segundo dia de oficina, as alunas Brenda Albuquerque, Larissa Feitosa e Lucianny Mota prepararam conteúdo sobre roteiro, entrevista e gerenciamento de mídias sociais.

DSC_0345

(Foto: Lucianny Mota)

Tendo em vista a importância da elaboração de um roteiro para qualquer programa de rádio, seja ele ao vivo ou não, falamos sobre a aplicação dessa ferramenta, características de linguagem de um roteiro de rádio e técnicas para montar o roteiro. Além disso, foi incentivado que o aluno responsável pela condução do programa da semana pudesse colaborar com a produção do roteiro da sua edição, o que foi muito bem aceito pela equipe.

Já na parte sobre entrevista, oficina sugerida pelos próprios integrantes da rádio – tendo em vista a dificuldade em lidar com certas situações, como insegurança, vergonha etc – falamos sobre os tipos de entrevistas e a importância do processo de produção para obter uma maior segurança na hora da entrevista. Além disso, demos dicas de postura diante de um entrevistado e, também, de como realizar entrevistas fora de um estúdio, em locais onde não há uma boa acústica.

Em relação ao gerenciamento de redes sociais, o aspecto da funcionalidade foi destacado no bate-papo. Foram levantadas questões como: em que redes sociais a WebRádio Ajir está presente? Essas redes são atualizadas constantemente? A grande quantidade de contas nas mais diversas redes são realmente necessárias? Como aproveitar da melhor forma as principais redes sociais para impactar o público de forma eficaz?

Os alunos voluntários, assim como o professor que orienta o projeto, puderam, com a discussão, reavaliar a presença da WebRádio nas redes sociais. Surgiram na oficina ideias de movimentação das redes que reforçam a participação do público no processo de produção do programa, o que colabora com a fidelização do público e, até mesmo, com a ampliação da visibilidade do programa, que possui como objetivo no ano de 2016 a conquista de apoio financeiro para dar melhor amparo ao projeto da WebRádio e os demais ligados à associação.

DSC_0355

(Foto: Lucianny Mota)

Avaliação

Apesar de não terem aplicado diretamente as dicas das oficinas durante o programa semanal – por conta do recesso das atividades – os integrantes avaliaram as oficinas de forma positiva. Foi reforçada, ao final da última oficina, a satisfação dos membros da equipe de se ter um olhar mais “profissional” sobre trabalho dos voluntários.

As sugestões em todos os momentos foram acatadas de forma positiva pela equipe e pelo professor, que se mostraram dispostos a fazer uma posterior autoavaliação e tentar colocar em prática as sugestões recebidas. O professor Augusto, inclusive, convidou os alunos que ministraram as oficinas para firmarem uma parceria com a WebRádio com o objetivo de dar um suporte técnico às atividades que são desempenhadas

 

Brenda Albuquerque, Crisneive Silveira, Erick Bruno, Larissa Feitosa, Lucas Ribeiro, Lucianny Mota e Rodrigo Sávio.

Jornalismo no 3º Setor – 2015.2

Deixe um comentário