Através da disciplina de Jornalismo no 3º Setor, coordenada pela professora Márcia Vidal, alunos do 6º semestre de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) tiveram a oportunidade de ministrar oficinas para estudantes da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que integram a webrádio universitária Lutemos.
Descrição da webrádio Lutemos em seu blog (http://radiolutemos.blogspot.com.br/): “[…] uma web rádio livre criada no Laboratório Universitário de Educação Popular, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais – Lutemos, da Faculdade de Educação de Itapipoca/FACEDI-UECE e tem como finalidade a difusão de músicas de diversos gêneros nacionais e internacionais, expressando a estética, as ideias e experiências dos movimentos sociais, contribuindo com a organização político-cultural dos povos da região de Itapipoca. Ao lado da Banda de Lata “O Som da Luta”, do Cine Itinerante e de outros projetos do Lutemos, a radiolutemos contribui, na sua especificidade, com a formação estética da juventude, dos estudantes da Facedi, dos movimentos sociais e de educação popular locais.”
A escolha por realizar um trabalho de capacitação junto à webrádio Lutemos aconteceu após uma visita da professora Catarina Farias de Oliveira a uma das aulas da disciplina, onde ela apresentou o projeto. A partir do que foi explicitado por ela, a equipe – formada por Carolina Gomes, Clara Marques, Didio Theorga, Flávia Oliveira, Mylena Gadelha, Rosiane Melo e Taís Barros – percebeu que os membros da webrádio Lutemos possuíam algumas demandas sobre orientação crítica da mídia e conhecimento técnico sobre ferramentas jornalísticas.
SONDAGEM
Antes do início das oficinas, a equipe realizou um encontro com alguns integrantes da webrádio na Uece, Campus Itaperi. O objetivo foi diagnosticar melhor as necessidades do grupo. Após as discussões, os temas das oficinas foram decididos: roteiro, entrevista, locução, cobertura de evento e produção jornalística. Por sugestão da professora Márcia, uma oficina de Leitura Crítica da Mídia também foi acrescentada.
As oficinas se dividiram em dois dias, 12 de dezembro e 23 de janeiro, sempre aos sábados, de 9h às 16h, com intervalos apenas para o almoço. Como a sede da Lutemos se localiza em Itapipoca, a equipe decidiu realizar uma oficina na UFC (para que os alunos conhecessem nosso Campus e a estrutura da Rádio Universitária FM) e outra em Itapipoca (para que a equipe conhecesse as instalações da faculdade e da webrádio).
1º DIA – OFICINAS NA UFC
A oficina realizada no Centro de Humanidades da UFC aconteceu em 12 de dezembro, na sala do Áudio A, do prédio da Comunicação Social. Após a chegada dos alunos, foi realizada uma dinâmica quebra-gelo, na qual todos se organizaram em círculos e fizeram uma apresentação descontraída.
O tema da primeira oficina do dia foi Leitura crítica da mídia, onde a equipe pôde apresentar aos membros da Lutemos um pouco da logística e organização que envolve os veículos da imprensa cearense e trazer à tona a importância de uma análise dos conteúdos aqui publicados.
Além disso, foram distribuídos materiais e produções jornalísticas para que os alunos (divididos em dupla) fizessem um exercício de criticidade à seleção e hierarquização de notícias feita pela mídia tradicional, relacionando com o trabalho realizado na Lutemos. Ao final da oficina, a equipe instigou os alunos a perceberem a importância de uma mídia alternativa, como a webrádio Lutemos, para traçar novos olhares e perspectivas sobre a comunicação.
Já no período da tarde, foi ministrada a segunda oficina sobre Produção jornalística e cobertura de eventos. Em um primeiro momento, a equipe apresentou conceitos teóricos sobre a função e compromisso social do jornalismo, características de um texto jornalístico (como lead, pirâmide invertida, critérios de noticiabilidade) nos diferentes formatos (rádio, impresso, TV e web) e especificamente para uma webrádio. Nessa parte, os integrantes da equipe discutiram com os alunos sobre noções gerais de organização de um roteiro para rádio, a importância de uma relação de personalidade e identificação dos membros da Lutemos com os ouvintes através do texto e da locução, o cuidado com a seleção de notícias para a Lutemos e a elaboração de pautas.
No segundo momento, a equipe apresentou um panorama sobre cobertura de eventos. Como a Lutemos é parte integrante da Uece, muitos dos eventos acadêmicos estão presentes nas pautas da webrádio. Tendo em vista a demanda e ciente da infraestrutura da Lutemos, a equipe fez apontamentos sobre questões de logística (divisão de atividades, cronograma de eventos), critérios de escolha (relevância, viabilidade e interesse dos ouvintes pelo assunto) e equipamentos (necessários x disponíveis).
Os alunos ainda realizaram um exercício em grupo, onde adaptaram uma notícia de jornal impresso para o formato radiofônico. Ao final da oficina, eles tiveram a oportunidade de conhecer os espaços da Rádio Universitária FM.
2º DIA – OFICINAS EM ITAPIPOCA
Para a segunda fase das oficinas, nossa equipe se deslocou até o município de Itapipoca (distante cerca de 135 km de Fortaleza) para encontrar a turma na FACEDI, localizada logo na entrada da cidade.
Já em sala de aula, a primeira oficina que ministramos foi a de roteiro e locução, o que animou ajudou bastante a turma, já que a Rádio Lutemos tem o projeto de ter o seu programa de debates. Segundo os alunos, o programa teria como foco a discussão sobre a produção científica do corpo docente e discente.
Também foram colocados pela turma alguns exemplos de locutores locais de grande audiência e apontados pontos positivos e negativos do trabalho deles em Itapipoca. Alguns problemas da própria rádio foram apresentados, e algumas das soluções dadas por nossa equipe justamente tinham a ver com a elaboração de um roteiro que norteasse o trabalho dos alunos diante do microfone.
O modelo de roteiro apresentado foi o do programa “Jornal da Educação”, que vai ao ar na Rádio Universitária de segunda a sexta, das 12:30 às 13h, e os alunos puderam tirar dúvidas com a Carol, que é bolsista e apresentadora no programa.
Atividades práticas
Após a divisão em quatro equipes de três componentes, foi feita uma atividade prática que consistia em adaptar as notícias para a linguagem do rádio, a partir de recortes retirados do jornal impresso. Depois disso, era só juntar as notícias e montar um roteiro de boletim informativo, que seria lido por todos após o almoço.
Entrevista
Na parte da tarde, abordamos outro assunto que foi sugerido por eles, no caso, como fazer uma boa entrevista para o rádio. Falamos dos tipos de entrevistas e como fazer as perguntas, dentre outros assuntos. A partir do que foi aprendido nas aulas e também das experiências práticas da equipe, demos algumas dicas para facilitar o trabalho, como o uso de aplicativos, leitura da postura do entrevistado, estratégias para grandes eventos e erros comuns que devem ser evitados.
Eles citaram o exemplo mais recente (uma entrevista que tiveram que fazer em um ato público) e elencaram uma série de dúvidas sobre como fazer de maneira mais eficiente as entrevistas, prestar atenção no que estava sendo dito no momento e ainda sobre como abordar as pessoas.
Para finalizar o dia de atividades, eles fizeram a leitura do roteiro que foi escrito na parte da manhã – nós também lemos, quando questionados como faríamos a mesma apresentação – e demos algumas sugestões de como poderia ser melhorado, desde a entonação até a postura na hora da leitura.
Impressões
A sensação de todos da equipe foi de dever cumprido e também de satisfação por ter ajudado a fazer do trabalho na Rádio Lutemos um pouco melhor. Conhecemos o pequeno estúdio de dois metros quadrados da Lutemos, munido apenas de um computador, um microfone, cadeira e escrivaninha. Apesar de simples, a rádio tem a missão de levar cultura e educação para a região.
Tivemos a chance oriundos de vários distritos de Itapipoca – muitos tiveram inclusive que enfrentar estradas carroçáveis para estarem com a gente naquele dia. Foi uma experiência gratificante e que também nos ensinou.