Estudantes de jornalismo da UFC ministram oficinas para integrantes da Rádio Lutemos

Através da disciplina de Jornalismo no 3º Setor, coordenada pela professora Márcia Vidal, alunos do 6º semestre de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) tiveram a oportunidade de ministrar oficinas para estudantes da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que integram a webrádio universitária Lutemos.

Descrição da webrádio Lutemos em seu blog (http://radiolutemos.blogspot.com.br/): “[…] uma web rádio livre criada no Laboratório Universitário de Educação Popular, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais – Lutemos, da Faculdade de Educação de Itapipoca/FACEDI-UECE e tem como finalidade a difusão de músicas de diversos gêneros nacionais e internacionais, expressando a estética, as ideias e experiências dos movimentos sociais, contribuindo com a organização político-cultural dos povos da região de Itapipoca. Ao lado da Banda de Lata “O Som da Luta”, do Cine Itinerante e de outros projetos do Lutemos, a radiolutemos contribui, na sua especificidade, com a formação estética da juventude, dos estudantes da Facedi, dos movimentos sociais e de educação popular locais.”

A escolha por realizar um trabalho de capacitação junto à webrádio Lutemos aconteceu após uma visita da professora Catarina Farias de Oliveira a uma das aulas da disciplina, onde ela apresentou o projeto. A partir do que foi explicitado por ela, a equipe – formada por Carolina Gomes, Clara Marques, Didio Theorga, Flávia Oliveira, Mylena Gadelha, Rosiane Melo e Taís Barros – percebeu que os membros da webrádio Lutemos possuíam algumas demandas sobre orientação crítica da mídia e conhecimento técnico sobre ferramentas jornalísticas.

SONDAGEM

Antes do início das oficinas, a equipe realizou um encontro com alguns integrantes da webrádio na Uece, Campus Itaperi. O objetivo foi diagnosticar melhor as necessidades do grupo. Após as discussões, os temas das oficinas foram decididos: roteiro, entrevista, locução, cobertura de evento e produção jornalística. Por sugestão da professora Márcia, uma oficina de Leitura Crítica da Mídia também foi acrescentada.

As oficinas se dividiram em dois dias, 12 de dezembro e 23 de janeiro, sempre aos sábados, de 9h às 16h, com intervalos apenas para o almoço. Como a sede da Lutemos se localiza em Itapipoca, a equipe decidiu realizar uma oficina na UFC (para que os alunos conhecessem nosso Campus e a estrutura da Rádio Universitária FM) e outra em Itapipoca (para que a equipe conhecesse as instalações da faculdade e da webrádio).

 

1º DIA – OFICINAS NA UFC

Capturar

A oficina realizada no Centro de Humanidades da UFC aconteceu em 12 de dezembro, na sala do Áudio A, do prédio da Comunicação Social. Após a chegada dos alunos, foi realizada uma dinâmica quebra-gelo, na qual todos se organizaram em círculos e fizeram uma apresentação descontraída.

O tema da primeira oficina do dia foi Leitura crítica da mídia, onde a equipe pôde apresentar aos membros da Lutemos um pouco da logística e organização que envolve os veículos da imprensa cearense e trazer à tona a importância de uma análise dos conteúdos aqui publicados.

12362932_1655298514718922_5257822408757668164_o

Além disso, foram distribuídos materiais e produções jornalísticas para que os alunos (divididos em dupla) fizessem um exercício de criticidade à seleção e hierarquização de notícias feita pela mídia tradicional, relacionando com o trabalho realizado na Lutemos. Ao final da oficina, a equipe instigou os alunos a perceberem a importância de uma mídia alternativa, como a webrádio Lutemos, para traçar novos olhares e perspectivas sobre a comunicação.

Já no período da tarde, foi ministrada a segunda oficina sobre Produção jornalística e cobertura de eventos. Em um primeiro momento, a equipe apresentou conceitos teóricos sobre a função e compromisso social do jornalismo, características de um texto jornalístico (como lead, pirâmide invertida, critérios de noticiabilidade) nos diferentes formatos (rádio, impresso, TV e web) e especificamente para uma webrádio. Nessa parte, os integrantes da equipe discutiram com os alunos sobre noções gerais de organização de um roteiro para rádio, a importância de uma relação de personalidade e identificação dos membros da Lutemos com os ouvintes através do texto e da locução, o cuidado com a seleção de notícias para a Lutemos e a elaboração de pautas.

12363033_1655298334718940_3576432611866098958_o

No segundo momento, a equipe apresentou um panorama sobre cobertura de eventos. Como a Lutemos é parte integrante da Uece, muitos dos eventos acadêmicos estão presentes nas pautas da webrádio. Tendo em vista a demanda e ciente da infraestrutura da Lutemos, a equipe fez apontamentos sobre questões de logística (divisão de atividades, cronograma de eventos), critérios de escolha (relevância, viabilidade e interesse dos ouvintes pelo assunto) e equipamentos (necessários x disponíveis).

12370627_1655298291385611_5015445798981780655_o

Os alunos ainda realizaram um exercício em grupo, onde adaptaram uma notícia de jornal impresso para o formato radiofônico. Ao final da oficina, eles tiveram a oportunidade de conhecer os espaços da Rádio Universitária FM.

 

2º DIA – OFICINAS EM ITAPIPOCA

2016-01-23 11.19.51

Manhã de chuva no campus da FACEDI

Capturar1

Para a segunda fase das oficinas, nossa equipe se deslocou até o município de Itapipoca (distante cerca de 135 km de Fortaleza) para encontrar a turma na FACEDI, localizada logo na entrada da cidade.

Já em sala de aula, a primeira oficina que ministramos foi a de roteiro e locução, o que animou ajudou bastante a turma, já que a Rádio Lutemos tem o projeto de ter o seu programa de debates. Segundo os alunos, o programa teria como foco a discussão sobre a produção científica do corpo docente e discente.

Também foram colocados pela turma alguns exemplos de locutores locais de grande audiência e apontados pontos positivos e negativos do trabalho deles em Itapipoca. Alguns problemas da própria rádio foram apresentados, e algumas das soluções dadas por nossa equipe justamente tinham a ver com a elaboração de um roteiro que norteasse  o trabalho dos alunos diante do microfone.

O modelo de roteiro apresentado foi o do programa “Jornal da Educação”, que vai ao ar na Rádio Universitária de segunda a sexta, das 12:30 às 13h, e os alunos puderam tirar dúvidas com a Carol, que é bolsista e apresentadora no programa.

2016-01-23 10.11.56

 

Atividades práticas

Após a divisão em quatro equipes de três componentes, foi feita uma atividade prática que consistia em adaptar as notícias para a linguagem do rádio, a partir de recortes retirados do jornal impresso. Depois disso, era só juntar as notícias e montar um roteiro de boletim informativo, que seria lido por todos após o almoço.

 

 

 

Entrevista

Na parte da tarde, abordamos outro assunto que foi sugerido por eles, no caso, como fazer uma boa entrevista para o rádio. Falamos dos tipos de entrevistas e como fazer as perguntas, dentre outros assuntos. A partir do que foi aprendido nas aulas e também das experiências práticas da equipe, demos algumas dicas para facilitar o trabalho, como o uso de aplicativos, leitura da postura do entrevistado, estratégias para grandes eventos e erros comuns que devem ser evitados.

Eles citaram o exemplo mais recente (uma entrevista que tiveram que fazer em um ato público) e elencaram uma série de dúvidas sobre como fazer de maneira mais eficiente as entrevistas, prestar atenção no que estava sendo dito no momento e ainda sobre como abordar as pessoas.

Para finalizar o dia de atividades, eles fizeram a leitura do roteiro que foi escrito na parte da manhã – nós também lemos, quando questionados como faríamos a mesma apresentação – e demos algumas sugestões de como poderia ser melhorado, desde a entonação até a postura na hora da leitura.

 

Impressões

A sensação de todos da equipe foi de dever cumprido e também de satisfação por ter ajudado a fazer do trabalho na Rádio Lutemos um pouco melhor. Conhecemos o pequeno estúdio de dois metros quadrados da Lutemos, munido apenas de um computador, um microfone, cadeira e escrivaninha. Apesar de simples, a rádio tem a missão de levar cultura e educação para a região.

Tivemos a chance oriundos de vários distritos de Itapipoca – muitos tiveram inclusive que enfrentar estradas carroçáveis para estarem com a gente naquele dia. Foi uma experiência gratificante e que também nos ensinou.  

3584_1669116030003837_3316659902007948009_n

 

 

 

Deixe um comentário