Estudantes de Jornalismo facilitam oficinas para membros do grupo Caju, da Faculdade de Direito da UFC

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Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), como parte das atividades da cadeira de Jornalismo no 3º Setor, ministrada pela professora Márcia Vidal, ofertaram oficinas relacionadas à Comunicação para alunos-membros do projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFC, Caju, que trabalha com Assessoria Jurídica Universitária Popular.

A escolha dos membros da disciplina de Jornalismo no 3º Setor – Bárbara Barroso, Daniel Macêdo, Frida Popp, João Gabriel, Nah Jereissati e Rebecca Ramos – pelo Caju foi baseada no conhecimento que eles tinham das ações do grupo, e também na percepção de algumas possíveis demandas que os membros deste poderiam ter.

ANTES DAS OFICINAS, AUTODIAGNÓSTICO

Em reunião prévia com membros do Caju, conhecida no terceiro setor como reunião de  autodiagnóstico, os membros da equipe que facilitou as oficinas puderam diagnosticar os principais pontos nos quais o Caju precisava de apoio no que se refere à questões de Comunicação. Foi a partir desse diagnóstico que deu-se a escolha pelas as oficinas pensadas para melhor atender essas demandas, a saber: Democratização da comunicação; Leitura crítica da mídia; fotografia; e mídias digitais.

INTRODUÇÃO À DEMOCOM

A primeira oficina ocorreu em 14 de dezembro, na sala do Caju, localizada na Faculdade de Direito da UFC. A escolha do tema, Democratização da Comunicação (DEMOCOM), pareceu natural aos alunos da disciplina, posto que é um assunto que envolve as duas áreas, Comunicação e Direito, além de servir como base para o entendimento dos membros do CAJU sobre como funciona a mídia e de como eles, sendo uma organização de Terceiro Setor, podem agir nesse contexto.

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Antes da oficina em si, no entanto, os alunos do Jornalismo e do Caju experimentaram uma brincadeira quebra-gelo, para que o clima fosse o mais informal e natural possível entre eles. Depois, explanando conceitos como monopólio e oligopólio, os alunos da disciplina trouxeram ao Caju vídeos introdutórios sobre o tema, além de procurar estimular debates e reflexões entre seus membros.

OLHAR CRÍTICO PARA A MÍDIA E OLHAR APURADO PARA A IMAGEM

A segunda oficina, de Leitura crítica da mídia, funcionou como uma extensão natural da primeira. Ministrada no dia 21 de dezembro, a intenção nesse segundo dia foi mais ouvir os membros do Caju do que falar. A ideia era, justamente como o nome sugere, fazer com que eles exercitassem a criticidade em relação às produções midiáticas. Embasando as discussões nos conhecimentos da primeira oficina e nas próprias vivências, questões como a representatividade midiática e a mídia no Ceará foram debatidas entre os membros do Caju.

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Após o recesso de final de ano, as atividades voltaram com a oficina sobre vídeo e fotografia, ministrada no dia 11 de janeiro de 2016. A escolha por essa temática se deu através do entendimento de que, em tempos de redes sociais, a força da imagem e do audiovisual passam a ser até maiores que a de textos, especialmente para fanpage no Facebook e conta no Instagram, redes essas que Caju possui.

Na oficina, foram divididos com os membros do Caju noções básicas de enquadramento, formato de fotos, além de um foco especial na fotografia e no vídeo de celular – este é um equipamento onipresente entre os membros do Caju e bem mais acessível para obtenção de imagens do que uma câmera profissional ou semiprofissional; é, enfim, uma das formas mais fáceis e baratas de obter registros visuais.

ÚLTIMO DIA DE OFICINA

Na quarta e última oficina, ministrada no dia 15 de janeiro, foi explanada a importância das mídias sociais na visibilidade de um grupo ou organização. A ideia inicial partiu do debate entre os próprios membros do CAJU a respeito da imagem que os membros desejavam passar para o público e da ligação disso ao funcionamento de suas redes sociais – a assiduidade de postagens, seleção de conteúdos que alimentavam a fanpage e tipo de linguagem utilizada nas publicações -, a fim de que pudessem ser enxergadas as falhas existentes, pontos que deveriam ser melhorados e de que forma as melhorias afetariam a forma com que o CAJU é visto pelos seus seguidores.

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Foi feito, então, um planejamento e cronograma que os membros usarão no Facebook e Instagram. Os dias de postagem, tais como os conteúdos de relevância a serem publicados durante a semana, foram decididos entre os membros na reunião semanal do CAJU.

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